Pintas que surgem na infância merecem atenção, mas nem sempre são motivo de preocupação.
Esclarecendo:
As pintas, ou nevos melanocíticos, são muito comuns nessa faixa etária.
Estima-se um número médio de pintas que varia entre 15 a 30 em crianças com a pele mais clara e entre 5 a 10 em crianças com a pele negra, até os 10 anos de vida.
Os nevos nessa faixa etária podem ser congênitos, quando são presentes desde o nascimento ou surgem até os 2 anos de vida; ou adquiridos, quando surgem com o decorrer dos anos.
São lesões benignas, que surgem na infância e adolescência, apresentam um pico de surgimento e crescimento na idade adulta jovem e tendem à estabilização próximo aos 50 anos.
Ter pintas na infância não é motivo de preocupação. Mas é motivo de atenção e cuidado. É importante observar, proteger a pele e levar a um dermatologista para um exame completo e acompanhamento. Afinal, uma criança com muitas pintas provavelmente será um adulto com muitas pintas.
Isso é de grande relevância pois é uma pele que deverá ser avaliada frequentemente por um dermatologista, e, quando necessário, ser indicado o Mapeamento Corporal Total para a documentação e monitoramento dos principais sinais.
👩🔬Dra Júlia Loss -Dermatologista Oncológica
CRM 5201085638/RQE 34041