É muito importante destacar a importância do mapeamento corporal total como uma ferramenta valiosa na detecção precoce de câncer de pele.
O mapeamento corporal total é um procedimento de avaliação completa da pele, que envolve a análise minuciosa de todas as lesões cutâneas presentes em todo o corpo, incluindo áreas de difícil visualização, como o couro cabeludo, entre os dedos e nas áreas genitais.
As indicações atuais para o mapeamento corporal total envolvem principalmente a presença de múltiplos nevos melanocíticos (pintas), o histórico pessoal de melanoma, a presença de certas mutações genéticas, a presença de pele, olhos e cabelos claros (especialmente os ruivos) e o histórico de transfusão e imunossupressão.
É importante também lembrar que a exposição solar intensa, principalmente a intermitente, é um dos principais fatores de risco para o surgimento do câncer de pele. Sendo assim, pessoas com um histórico de muito sol no passado, com inúmeros sinais, têm um risco maior de surgimento do câncer de pele, sendo indicada uma avaliação mais criteriosa e periódica.
O mapeamento corporal total deve ser realizado por um dermatologista especializado e treinado, utilizando uma combinação de exame clínico detalhado, fotografias corporais totais e dermatoscopia digital.
Alguma dúvida?