top of page
Foto do escritorDra. Julia Loss

Como é feita a biópisa de uma lesão?

Quando uma lesão é suspeita, a retirada e o exame histopatológico são indicados. Esse procedimento é fundamental para obter diagnóstico final e conclusivo da lesão.


Uma breve explicação de como é realizado o procedimento:


1️⃣ Anestesia local: Antes de iniciar a biópsia, a anestesia local é realizada para minimizar o desconforto durante o procedimento.

2️⃣ Preparação da pele: A pele ao redor da lesão é higienizada para reduzir o risco de infecção.

3️⃣ Remoção da amostra de pele: No geral, a biópsia pode ser excisional, em que toda a lesão é retirada, ou incisional, em que apenas uma parte da lesão é removida. Existem diferentes métodos de biópsia de lesão cutânea, mas o tipo específico e a hemostasia dependerá do tamanho, localização e características da lesão e da técnica utilizada. Geralmente a sutura é necessária para fechar a incisão.

4️⃣ Finalização e cuidados posteriores: Após a remoção da amostra, a área é geralmente coberta com um curativo. Orientações específicas sobre cuidados posteriores, como a troca de curativos e possíveis restrições de atividades são explicadas.

5️⃣ Envio ao laboratório: A amostra obtida durante a biópsia é sempre encaminhada para ser examinada por um patologista.


O resultado histopatológico é o padrão ouro para o diagnóstico das lesões cutâneas.


A biópsia é um procedimento seguro e eficaz que desempenha um papel essencial na identificação e tratamento adequados de lesões cutâneas suspeitas.


bottom of page