Para ajudar na detecção precoce do melanoma, foi criado o sistema de ABCDE, que consiste em cinco características que devem ser observadas ao examinar a lesão:
A - Assimetria: uma metade do sinal não é igual à outra metade. Se desenharmos uma linha imaginária no meio do sinal, as duas metades não são iguais.
B - Bordas irregulares: bordas mal definidas, irregulares. Os sinais benignos geralmente apresentam bordas suaves e regulares.
C - Cor: pode ser variada, incluindo tons de marrom, preto, rosa ou vermelho. Às vezes, pode haver áreas brancas, cinzas ou azuis. As cores também podem mudar com o tempo.
D - Diâmetro: maior do que 6 mm. Lesões pigmentadas em crescimento devem ser avaliadas.
E - Evolução: qualquer alteração em um sinal existente ou o surgimento de um novo sinal. Alterações podem incluir mudanças na cor, tamanho, forma ou espessura do sinal, além de sinais e sintomas como coceira, sangramento, irritação, entre outros.
É importante lembrar que nem todo sinal que apresenta uma ou mais dessas características é um melanoma. Assim como nem todo melanoma apresenta essas características.
No entanto, caso algum sinal seja dos outros ou esteja modificando, é importante a avaliação de um especialista. O diagnóstico precoce do melanoma é fundamental para aumentar as chances de sucesso no tratamento e cura.