Câncer de Pele
O Câncer de pele, assim como os outros tipos de câncer, é originado de uma população de células transformadas, que se multiplicam.
O principal fator externo para o surgimento do câncer de pele é a Radiação Ultravioleta (RUV). A RUV causa danos no DNA, chamados “mutações associadas à RUV”. Com um número aumentado de mutações, os mecanismos de reparo do nosso organismo se tornam ineficientes e as células podem sofrer transformações malignas, levando à multiplicação celular e ao surgimento do câncer.
Essa transformação maligna associa-se a múltiplos eventos e recebe o nome de carcinogêse.
Os três principais tipos de câncer de pele são:
- Carcinoma Basocelular
- Carcinoma Espinocelular
- Melanoma.
Cada um deles se origina de uma célula diferente da pele, porém todos apresentam em comum a Radiação Ultravioleta como importante fator de risco.
Outros fatores de risco importante são: Pele, olhos e cabelos claros, Histórico pessoal ou familiar de câncer de pele, bronzeamento artificial, Imunossupressão.
Em relação ao melanoma, especificamente, há outros fatores de risco que devem ser apontados, como a presença de múltiplos nevos (pintas, sinais), ou a presença de nevos atípicos (displásicos).
O câncer de pele, quando diagnosticado precocemente, tem altas chances de cura. Por isso, qualquer sinal novo, ou se modificando, ou uma ferida que não cicatriza, devem ser avaliados por um dermatologista.
É importante o exame completo da pele e, para aqueles pacientes que fazem parte do grupo de risco, visitas mais regulares ao dermatologista.
A prevenção é extremamente importante, e consiste basicamente em evitar os horários de maior índice de RUV (entre 10 e 16h), aplicar corretamente o protetor solar, usar roupas, chapéu e óculos de sol para se proteger. Procurar sempre a sombra e, para não esquecer: não se bronzear intencionalmente.
Estou aqui para ajudar no diagnóstico, tratamento e prevenção do câncer de pele. Qualquer dúvida, entre em contato comigo!